O Retórica Parlamentar é um projeto experimental de software livre, de caráter interativo entre a Câmara e a sociedade. A ideia foi concebida inicialmente por Davi Moreira, Manoel Galdino e Luis Carli durante a 1ª Maratona Hacker da Câmara dos Deputados em 2014.

Todo o código aberto do Retórica Parlamentar está no Github:

Após a maratona, o app foi incubado pelo Laboratório Hacker, em parceria com o Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação e o Centro de Informática da Câmara dos Deputados. O app busca promover a transparência do mandato e fornecer subsídios para o controle social com a divulgação dos temas mais debatidos em Plenário na 54ª Legislatura – 2011 a 2016, através da divulgação dos discursos:

Este projeto faz uso dos dados abertos da Câmara dos deputados para processar os discursos de cada um dos deputados. Foram utilizados na amostra os discursos proferidos no Grande Expediente e Pequeno Expediente, no ano de 2016, e os discursos de Pequeno Expediente, no ano de 2015. De posse do material, separamos os discursos por ano da legislatura e os processamos segundo o Modelo Matemático de Processamento dos Discursos Parlamentares. Após este processamento, obtivemos uma planilha, que pode ser vista aqui, em que cada linha de palavras (reduzidas ao radical) é considerada um tema. Em outra saída, o algoritmo calcula um índice da relação do parlamentar com os temas.

Tecnologias do Retórica Parlamentarbeta

Ruby
Python

R

d3.js